As cores do Sertão
O Sertão, e tudo que se refere a ele, me encanta. Os seus aspectos físicos e humanos, tão distinto de outros lugares me desperta ao mesmo tempo compaixão e encantamento. A força do sertanejo se torna imensa para resistir a todas as adversidades e sofrimento. A fé e a esperança é o que os move na luta diária para enfrentar a seca.
Quando chega a estiagem o açude seca, o solo racha,a plantação morre e o gado de tão fraco fica caído no chão, apenas o mandacaru e o juá permanecem verde nessa paisagem. Falta água e comida, mas não falta fé. Completando essa paisagem, surge o lindo por do sol, às vezes amarelo, laranja, outras quase vermelho, formando um degradê de cores que os seus reflexos deixam no imenso céu azul. Essa é uma das mais belas paisagens que já conheci, bela, se não fosse a tristeza que traz para o sertanejo, confirmando que a estiagem ainda permanece.
A seca no sertão além de ser um problema climático é também social, pois gera dificuldades para as pessoas que vivem nessa região. Com a falta de água torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, provocando a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Nesse período de seca as pessoas necessitam andar durante horas, sob sol e calor forte para buscar água que muitas vezes está suja e contaminada.
Diante de tanto sofrimento, muitas pessoas saem em busca de melhores condições de vida nas cidades ou mesmo da própria sobrevivência, deixando para trás sua história, suas raízes, seu lugar, dependendo das ações públicas que nem sempre funcionam, e quando isso acontece não gera condições para o desenvolvimento sustentável da região. Outros persistem ali esperando a chuva cair, rezando a acreditando que um dia ela vai chegar.
Florzinha querida! Lindo texto...
ResponderExcluirBom ver vc se envolvendo e tendo motivação para socializar suas descobertas e autorias no blog. Que tal postar sobre o trabalho que vc desenvolveu com os alunos? Vai complementar essa postagem, e também mostrar que com pouco material e muita criatividade é possível ir além do que imaginamos... Fala sobre o evento que vc foi convidada, fala sobre o processo de criação da galera junto contigo, e posta alguma fotos! Se precisar de ajuda sabe que pode contar comigo!
bjos
Concerteza esse trabalho ta sendo otimo, com todos os alunos se envolvendo sendo motivados pelos professores e alem de estar aprendendo mais sobre o sertão.
ResponderExcluirAmei esse texto falando sobre o sertão parabens pelo texto.bjs
Achei super interessante sabermos como vivem as pessoas nesse nosso sertão brasileiro , apesar de ter muitas dificuldades esses povos não se desanimam , esse projeto sobre o sertão gerou muita experiencia nos alunos ! É bom saber que na nossa escola hoje em dia realiza vários projetos interessantes que explora a questão da sobrevivência não só do povo Nordestino , mais sim de todo o Brasil ! Foi otimó participar desse trabalho Euflorzina , não só eu mais todos os alunos te agradeçem por propocionar experiencias desse tipo para nossa comunidade !
ResponderExcluirEu achei muito legal seu trabalho sobre o sertão e bom que os alunos estão sabendo mais da vida das pessoas que morra no sertão .
ResponderExcluirParabens pelo trabalho .Aqui vc está registrando o percurso de sua prática na sala de aula.
Rebeca Dias Da 7m1
Eu gostei muito do seu trabalho sobre o sertão foi uma forma para que os alunos saibam mais da vida no sertão como eles vivem e mora.
ResponderExcluirStefany silva da 7m1
Gostei muito desse trabalho, mais o ruim é que a professora não facilita pra ninguém. Valeu FLOR!!!
ResponderExcluirEu aluna da 7M1 apreendemos muito sobre o sertão quando chove e quando não chove. Ele quando está chovendo é seca é muito grande demora muito para chover e eles ficam sem água e e muitos tem que larga uas familias para poder ir para estado.Mas quando é tempo Ade chuva os sertanejos eles ficam muito felizes por que tem como plantar colher e podem também criar seu gados e foi isso que eu aprendir sobre o sertão.
ResponderExcluirmuito legal o seu texto sobre o sertão fala muito e é muito interessante.